terça-feira, 4 de outubro de 2011

Aula de informatica e educação – dia 25/07/11
Internet com educação – Riscos jurídicos
“[...]cada vez mais conectada e as crianças e adolescentes integram uma geração digital,[...]”
Hoje grande parte da população pode ter acesso a internet e tudo o que está envolvido a ela, estamos vivendo um progresso na area da tecnologia e aos poucos estamos nos acostumando a isso e esta que deveria ser uma ferramenta esta se tornando uma prisão as nossas crianças, adolescente , jovens e ate adultos. Cada vez mais vemos pessoas alienadas que não conseguem mais viver sem internet.
”Tem sido cada vez mais freqüente incidentes envolvendo crianças e adolescentes[..]”
Como podemos ver também hoje em dia é muito grande a quantidade de pessoas e principalmente crianças á jovens que tem sido vitimas de golpes da internet, isso por que não estamos ainda preparados e até mesmos desatentos quando nossas crianças e jovens estão na internet o que fica facil para os criminosos da internet, pois não sabemos com quem estamos falando já que não podemos ter certeza de que tudo q a outra pessoa fala é verdade.
“[...]a ética traz em sua essência valores da sociedade inerentes a determinada época.”
E está etíca deve estar em todo lugar, e deve ser passada a essas crianças para que desde cedo ela possa ir aprendendo o que é certo e o que é errado, porém não é so querer ensinar dizendo a elas mais demostrando co atitudes pois a referencia que elas tem são a dos pais e de seus professores.
A legislação é clara, tanto o Código Civil como o Estatuto da Criança e do Adolescente são claros na questão de responsabilidade, portanto, os pais tem sim o dever de “vigiar” , monitorar o que seus filhos fazem na internet, primeiro por zelar pela segurança de seus filhos e segundo para poder orientá-los para que não cometam infrações.
E é justamente nesta parte que estamos pecando , por as vezes deixar com que nossas crianças fiquem a vontade na frente dos computadores fazendo o que elas querem sem ter aquele devido cuidado se o que eles estão fazendo é errado ou perigoso para eles, hoje podemos bloquear os conteudos improprios a eles mais as vezes estamos tão centrados em nossos mundos que esquecemos ou até mesmo negligenciamos o comportamento de nossas crianças.
“Por aqui já foi possível entender que há responsabilidade. Já na esfera civil, os julgados tem decidido como vimos acima, pela responsabilização dos pais, ou responsável.
Esta questão é muito importante que seja levada ao conhecimento dos jovens, pelos professores em sala de aula. Temos que trabalhar a prevenção !”

É preciso que pais e professores mostrem aos jovens as consequência se cometer atos ilicitos na internet, para que eles proprios possam criar a consciencia de que não se pode fazer determinadas coisas porque podem sofrer consequencias depois, é necessário que possamos trabalhar com a prevenção e não com a punição. Pois eles so saberão o que é certo se alguém mostrar a eles.
”A responsabilidade do professor vai além da sala de aula, deixando de lado a questão do compromisso com seus alunos, que espero ser inerente a cada um no momento de sua escolha profissional, temos a questão de responsabilidade por nossos atos, seja por ação ou omissão.”
Na nossa profissão somos responsaveis por nossos alunos e somos exemplos p eles então tudo o que fazemos na sala deaula e fora dela contam, por que estamos trabalhando nossa etica profissional, se sabemos que o aluno está enfrentando uma certa dificuldade em casa ou passando por um problema q podemos ajudar devemos apoia-lo isso faz com que ele crie confiança e nos e tambem se torne uma pessoa cada vez melhor, somos educadores dentro e fora da sala de aula.
“A segurança depende de um conjunto que abrange a tecnologia e também nossa conduta, mesmo assim, não existe segurança 100% pois a cada dia temos situações novas.”
A tecnologia aumenta a cada dia, mais ainda sim devemos ter cuidado e monitorar nossos filhos, crianças e jovens pois por mais que se possa bloquear determinados site proibido e perigoso a nossas crianças ainda sim corremos risco pois não se pode confiar no que podemos encontrar na internet , lembrando que os bandidos sempre encontram uma forma de bolir as leis.
“[...]a escola deve elaborar um código de conduta e uma cartilha de conscientização, assim poderá obter um resultado a curto prazo, mas é preciso ações contínuas para que não caia no esquecimento, pois trabalhar cultura leva tempo, neste caso, para um resultado efetivo é preciso trabalhar disciplina específica, ou seja, dentro de ética e cidadania, deve-se acrescentar a questão digital, com conteúdo específico e atividades online.”
A escola é responsável, em parte pela conscientização desses jovens e crianças, pois deve abordar na sala temas que ajudem os alunos a refletirem como se deve usar corretamente a internet, para q não corra riscos de punição e também de serem vitimas de algum mau intencionado na
internet

6 comentários:

  1. Este texto foi elaborado nas aulas de informatica!!

    ResponderExcluir
  2. Mana, é muita coisa pra ler, não dava pra ser mAis resumido!!!
    RSRSRS

    ResponderExcluir
  3. Nossa não sabia de tudo isso!

    Falou bonito, fez como??? Só no Ctrl C e Ctrol V???


    Brincadeira.... não fica com raiva..

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que interessante.... bla, bla, bla...

    ResponderExcluir